top of page

Projetos

Nós do Centro Cultural Eliziário Rangel desenvolvemos vários projetos artístico-culturais na cidade de Serra e região. Conheça um pouco mais sobre eles!

WhatsApp Image 2023-12-13 at 19.35.57 (1).jpeg

PETER - Projeto Escolas
no Teatro Eliziário

O Projeto Escolas no Teatro Eliziário Rangel (PETER) propõe uma ação de formação continuada a partir da abordagem cênica com foco no desenvolvimento ético, estético e crítico das crianças e adolescentes, sobretudo os matriculados na rede pública escolar municipal da cidade de Serra, por meio da experiência teatral, levando-os a sair do espaço escolar e/ou institucional para vivenciar uma experiência no Teatro Eliziário Rangel.Assim, o PETER é uma ação voltada para atender escolas da rede pública municipal da Serra e outras instituições que trabalhem com crianças e adolescentes ofertando (4) apresentações de teatro semanais com capacidade para 80 pessoas por apresentação. O transporte e ingressos serão ofertados de forma gratuita, custeados por esse projeto. Dessa forma, no total, o projeto alcançará um público aproximado de 6.400 estudantes e, ainda, professores (as) e/ou educadores (as) que os acompanharão durante a apresentação.Este projeto tem por objetivos: (1) estimular a presença continuada das Artes Cênicas na cultura do município de Serra; (2) incentivar a formação de base do público teatral, promovendo o acesso à cultura para um público com pouco acesso aos bens culturais do teatro; (3) fomentar a prática de espetáculos teatrais; (4) favorecer o desenvolvimento cultural das crianças, dos(as) adolescentes e dos(as) jovens munícipes da Serra; (5) apoiar a rede de cuidado com as crianças, adolescentes e jovens da cidade, isto é, as escolas e instituições de terceiro setor, no trabalho de formação cultural e artísticas do público atendido e seus colaboradores. A singularidade, com o desenvolvimento deste projeto, além do incentivo às artes cênicas e à circulação de seus produtos artísticos, será de oferecer ao público escolar do município de Serra e demais instituições parceiras um instrumento importante de inserção cultural e potencializador de transformação social. Importante destacar que o PETER conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal da Serra através de edital público financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência..

Cores no branco

O presente projeto intitulado “Cores no Branco” em sua visa ocupar a Galeria Benedita Torreão, que é um espaço destinado à exposição de artes plásticas, visuais e contemporâneas de artistas do estado do Espírito Santo dentro do Centro Cultural Eliziário Rangel, na cidade de Serra. Batizado com o nome de uma mulher negra e heroína que lutou na Insurgência de Queimado, no século XIX, na cidade de Serra, a galeria tem vocação para acolher obras e trabalhos com críticas socioculturais pertinentes ao cenário em que a Galeria se situa.

Com uma área livre de 60m² e um pé direito de 5 metros de altura, a Galeria Benedita Torreão desenvolve, ao longo dos seus três anos de existência, ações que garantam a difusão e democratização ao acesso aos produtos artísticos para a comunidade em geral. Com média de visitação de 200 pessoas mensais, a Galeria, bem como a instituição da qual faz parte, não dispõem de nenhum tipo de apoio, seja público ou privado. A escrita deste projeto caminha na direção de garantir fundos para a manutenção da Galeria, ofertando recursos para os artistas expositores(as) bem como para a produtora que fará o trabalho de apresentar a exposição ao público visitante que se constitui de escolas, instituições de terceiro setor – como asilos e orfanatos - turistas e comunidade em geral. O projeto "Cores no Branco" foi aprovado no edital Fundo a Fundo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal da Serra em 2023 e terá sua execução em 2024.

Coletivo de espaços culturais independentes da Grande Vitória

O Centro Cultural Eliziário Rangel compõe o Coletivo de Espaços Culturais Independentes da Grande Vitória desde que o Coletivo foi criado em 2019. A atuação do Coletivo ganhou força na pandemia, com articulação da Lei Aldir Blanc onde, inclusive, o Eliziário foi a sede das webconferências que ajudaram a criar a lei. Compõe o coletivo espacos culturais como a Ribalta CineTeatro, Árvore Casa das Artes, Stael Majesk Centro Artistico, Espaço Ecoternura, Folgazões, Má Companhia e o Instituto Aprender Cultura.

PHOTO-2023-11-03-18-28-52 (2)_edited.jpg

Rizoma: construindo a cultura como um caminho possível às medidas alternativas

O projeto Rizoma, proposto pelo Centro Cultural Eliziário Rangel, pretende potencializar o trabalho dos prestadores de serviço comunitário (PSC) bem como deixar um legado para a cidade da Serra no âmbito artístico e cultural. Dessa forma almejamos contar com o serviço de dois trabalhadores sendo um com formação em psicologia e outro em artes cênicas que atuaram na coordenação e no acompanhamento das ações dos PSC. Dessa forma, esse projeto visa amplar a capacidade de acolhimento de prestadores de serviço encaminhados pela VEPEMA bem como estruturar melhor o acompanhamento e monitoramento dos serviços prestados, conectando, de modo rizomatico, com o território. Além disso visamos a reforma do Teatro Eliziário Rangel e da Galeria Benedita Torreão, localizados no segundo pavimento da instituição, que será um legado deixado por esse projeto para toda a cidade da Serra, seja artistas ou público em geral, que utiliza o Centro Cultural Eliziário Rangel como equipamento cultural. Após a reforma, que contará com melhorias da estruturação, melhorias na infraestrutura, será construída também, junto ao teatro, uma sala para gravação de conteúdos artístico-culturais na modalidade de audiovisual. Dessa forma a capacidade de ação da instituição será ampliada, o que poderá, inclusive, aumentar as possibilidades de trabalho dos PSC encaminhados pela VEPEMA que por ventura tenham alguma habilidade artística ou manejo em audiovisual e que poderão nos auxiliar na missão de difusão, democratização e acesso aos bens culturais e artísticos à sociedade em geral fomentando um rizoma, isto é, uma rede cultural no território atendido pela instituição na cidade de Serra e ações dos PSC através de treinamentos e avaliações processuais dos serviços prestados. região. Nesse sentido o maior objetivo é tecer um projeto, de modo rizomático, isto e, horizontal e democrático, junto aos PSC reverberando em mais acesso aos bens culturais e artísticos da sociedade serrana e capixaba..

"Um lugar que nasce e renasce cotidianamente"

Ronald Alves

IMG_8928.jpg

"A arte nos permite encontrar a nós
mesmos e nos perder ao mesmo tempo"

Thomas Merton

bottom of page